Páginas

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Mato Grosso registra média de 46 casos de dengue por dia


Estado está em alerta contra a dengue tipo 4. 
A capital Cuiabá é a cidade com mais pessoas doentes por dengue.



A Secretaria de Saúde de Mato Grosso confirmou o registro de 5.479 casos de dengue este ano em todo o Estado, de 1º de janeiro a 28 de abril, de acordo com dados da Vigilância Sanitária. Esse número dá uma média de 46 casos de dengue registrados por dia. Cinco pessoas morreram vítimas da doença.
Sinop, no norte de Mato Grosso, é a cidade em que foram registrados mais casos da doença: 853. Em Cuiabá foram registrados 844 casos e, em Várzea Grande,  185 casos de dengue. As mortes, de acordo com a Secretaria de Saúde, aconteceram nas cidades de General Carneiro, Pedra Preta, Colíder, Cuiabá e Torixoréu.
O superintendente de Vigilância em Saúde, Oberdan Lira, disse por meio da assessoria que Mato Grosso mantém o alerta no monitoramento sobre o novo sorotipo da dengue, o DEN 4, que tem circulação em alguns estados brasileiros. Em Mato Grosso, ainda não houve notificação de nenhum caso do novo sorotipo.
Prevenção
As medidas de prevenção são simples. Em casa, as pessoas devem manter as caixas d’água e outros recipientes que armazenam água totalmente tampados e limpos. No caso dos vasos de plantas, encher de areia até a borda. Se não tiver colocado areia, ele deve ser lavado uma vez por semana. Além disso, a dona-de-casa deve jogar no lixo todo objeto que possa acumular água, como potes, latas e garrafas vazias. Deve ainda colocar o lixo em sacos plásticos, fechar bem esses sacos e deixá-los fora do alcance de animais.



G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário