Páginas

sábado, 9 de abril de 2011

Conflitos voltam a ocorrer na frente leste da Líbia


Por Michael Georgy
AJDABIYAH, Líbia (Reuters) - Combates ocorreram neste sábado na frente do leste na guerra civil da Líbia. Forças leais ao líder Muammar Gaddafi bombardearam os subúrbios a oeste de Ajdabiyah, local de lançamento de ataques dos rebeldes em direção ao porto mediterrâneo de Brega.
Um correspondente da Reuters ouviu disparos de artilharia e metralhadoras por cerca de 30 minutos, vindos da fronteira oeste da cidade, que é passagem para o reduto rebelde de Benghazi, localizada 150 quilômetros a nordeste.
A emissora de televisão Al Jazeera afirmou que as forças de Gaddafi entraram em Ajdabiyah.
Inconclusivas batalhas ocorreram no decorrer da estrada entre as duas cidades durante mais de uma semana. Generais do Ocidente estão cada vez mais pessimistas de que o impasse possa acabar, apesar dos ataques aéreos da Otan (Organização do Tratados do Atlântico Norte) contra as forças armadas de Gaddafi.
Um navio da Cruz Vermelha conseguiu atracar em Misrata neste sábado, carregando medicamentos suficientes para tratar 300 pacientes com ferimentos a bala.
Misrata, o único grande reduto rebelde no oeste da Líbia, está sitiada pelas forças de Gaddafi há semanas. Insurgentes disseram na sexta-feira que rebateram um ataque na fronteira leste da cidade após intensas batalhas que causaram a morte de cinco pessoas.
Rebeldes disseram que as casas da cidade estão lotadas com até cinco famílias cada uma nos bairros mais seguros. Há graves problemas com falta de alimentos, água e medicamentos, e os hospitais estão abarrotados.
Os rebeldes disseram que pretendem tomar o controle de Brega neste sábado, e que alguns já entraram nos subúrbios da cidade.
"Se Deus quiser, tomaremos Brega hoje. Já temos pessoas lá e tentaremos fazer isso hoje," afirmou o capitão rebelde Hakim Muazzib em um posto de gasolina na estrada entre as duas cidades. Havia dez picapes esperando no local, levando lançadores de foguetes e metralhadoras.
Ataques aéreos da Otan atingiram depósitos de armamentos das forças de Gaddafi no oeste líbio na sexta-feira, disse um morador.
Um navio levando 80 mil toneladas de petróleo, que os rebeldes precisam para financiar sua revolta, entrou no Canal de Suez neste sábado. Comerciantes disseram que ele está se encaminhando para a China, como a primeira carga vendida pelos rebeldes.
Autoridades ocidentais reconheceram que os ataques aéreos não serão suficientes para ajudar os desordenados rebeldes a derrubar Gaddafi à força e, agora, estão enfatizando uma solução política.
Os ataques aéreos da Otan, que têm um objetivo oficial de proteger civis contra o Exército de Gaddafi após uma determinação da ONU (Organização das Nações Unidas), criaram um impasse, em vez de quebrá-lo. Agora, nenhum dos lados está forte o suficiente para obter a vitória.
Especialistas preveem um longo conflito, possivelmente levando à divisão entre leste e oeste.
"As forças de oposição são insuficientes para quebrar esse impasse, então as coisas continuam. A marcha até Trípoli não vai acontecer," afirmou John Marks, presidente da consultoria britânica Cross Border Information. "Esse impasse parece que pode durar para sempre."
(Reportagem adicional de Alex Dziadosz em Ajdabiyah, Mariam Karouny em Beirute, Hamid Ould Ahmed, Christian Lowe em Argel e Marie-Louise Gumuchian em Túnis e William Maclean em Londres)


Via: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário