Páginas

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Colégio com melhor média no Enem na PB revela preparação específica


Para professor Enem é 'apenas uma prova mais fácil com textos extensos'.
Escola aplica simulados durante o ano para preparar os alunos.



Professor Luís Augusto Paiva diz que prova do Enem
poderia ser melhor elaborada (Foto: Inaê Teles/G1)
O colégio Motiva de João Pessoa conquistou pelo 6º ano consecutivo o primeiro lugar no Exame Nacional do Ensino Médio, na Paraíba entre as escolas com mais de 75% de participação dos alunos no exame. O supervisor da escola, Luís Augusto Paiva, explicou que o Enem é “apenas uma prova mais fácil com textos extensos”.
De acordo com o supervisor e também professor de matemática do colégio, existem casos que se retirar o texto é possível responder a questão sem nenhuma perda de conteúdo. “Não sou contra o Enem, mas acredito que as questões poderiam mais elaboradas”, disse o professor Paiva.
O Ministério da Educação mudou o critério de divulgação das notas por escola do Enem. Foram criadas quatro categorias de acordo com a porcentagem de participação no Enem 2010:
Grupo 1: de 75% a 100% (17,8% das escolas)
Grupo 2: de 50% a 74,9% (20,9% das escolas)
Grupo 3: de 25% a 49,9% (33% das escolas)
Grupo 4: de 2% a 24,9% (27,4% das escolas)
De acordo com a nota técnica divulgada pelo MEC, não se deve misturar as categorias para comparação de desempenho entre as escolas. As escolas que tiveram menos de 2% de participação não foram consideradas. De acordo com o MEC, a média de participação dos estudantes no Enem 2010 foi de 56,4%.
Em 2011, cerca de 300 alunos do 3º ano do colégio vão se submeter ao Exame Nacional. “O 3º ano é o verniz. O trabalho começa mesmo quando eles ainda estão na fralda”, brincou o professor. Um vez por mês os 943 alunos do terceiro ano respondem questões de um simulado que tem como base o modelo do Enem.
Gustavo Gomes usa os recursos do colégio e
aposta nos cursos mais concorrridos
(Foto: Inaê Teles/G1)

O estudante Gustavo Gomes, de17 anos, disse não estar nervoso com o Enem, mas mesmo assim revela que mudou a rotina. “Na reta final dei uma apertada maior nos estudos”, disse Gustavo, que pretende cursar medicina e ainda se submeter às provas do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e do Instituto Militar de Engenharia (IME).
Ele contou ainda que depois do horário da aula prefere continuar os estudos na bilbioteca da escola do que em casa. “Eu acho melhor ficar aqui do que ir pra casa. Até porque na escola tem o Plantão de Dúvida”, disse. Como o próprio nome já diz o plantão serve para que os professores tirem as dúvidas dos alunos. Ele acontece uma vez por semana.
Outro fator que contribuiu para o bom desempenho da escola, de acordo com o professor Paiva, é o controle rigoroso da programação. “Meu programa, por exemplo, é composto por 180 aulas e no tempo previsto consigo dar todas elas. Com esse rigor o aluno se sente preparado para fazer a prova que quiser”, explicou o professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário