Páginas

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Evaldo Costa - O futuro do carro elétrico


No Brasil o governo pouco fala ou faz para que o carro elétrico se torne uma boa opção para os consumidores. Porém, em outros países, a situação é bem diferente, pois sabem muito bem que a relação de consumo estimada atualmente em dois centavos por quilômetro rodado, versus quarenta centavos de dólar para veículos movidos a gasolina (dados da IRR – Industrial Info Resources, Sugar Land, Texas, Estados Unidos), faz do carro elétrico o principal candidato a veículo de massa do futuro.


No entanto, para que isso ocorra, será necessário muito esforço e investimento em infra-estrutura, especialmente, em estações de abastecimento. Governos e a iniciativa privada terão que trabalhar alinhados para que nada saia errado ou comprometa o futuro desse segmento. Não adianta, por exemplo, as montadoras aumentarem a   produção deles se não houver, por exemplo, ampla rede de carregamento.

Tanto na Europa quanto nos Estados Unidos, até o momento, as duas frentes estão evoluindo em sintonia fina. Os fabricantes de automóveis estão aumentando a produção de veículos elétricos, o Chevy Volt da Chevrolet e o Leaf da Nissan são, atualmente, os mais conhecidos do mercado, mas há muitos outros modelos sendo desenvolvidos e comercializados. Aliás, apostando no bom desempenho desse setor está o governo dos Estados Unidos, que mantém a meta de um milhão de carros elétricos nas ruas até 2015.

E quanto à parte de infra-estrutura, o que se tem feito por lá? Tanto os governos da Europa quanto dos Estados Unidos estão incentivando empresas privadas a investirem em novas tecnologias e serviços de apoio ao veículo elétrico. Os governos tem atuado mais fortemente na padronização, regulação e incentivos (inclusive para a qualificação de mão-de-obra para esse novo mercado em expansão).

Para obter, por exemplo, informações sobre como instalar um ponto de abastecimento, você pode contatar pela internet a empresa NECA-IBEW ou visitar a ElectricTV.net e obter todas as dicas necessárias. A NECA - National Electrical Contractors Association, foi fundada em 1901 e visa atender aos interesses de gestão dos fornecedores de eletricidade nos Estados Unidos. A empresa possui 119 filiais em 50 estados norte-americanos.

Já a IBEW - International Brotherhood of Electrical Workers, foi fundada em 1891 com objetivo de habilitar trabalhadores para o mercado de eletricidade. A empresa atua nos Estados Unidos e no Canadá. A IIR - Industrial Info Resources, com sede em Sugar Land, Texas, Estados Unidos, é líder em solução de inteligência global de mercado especializada no processo industrial para os mercados de energia. A empresa tem por meta, proporcionar informações atualizadas sobre o que há de mais avançado no mercado de eletricidade (www.industrialinfo.com).

Esses são apenas alguns exemplos, dentre vários outros que citamos neste espaço, que revelam a existência, no exterior, de estrutura de governo e investimentos da iniciativa privada para fazer do carro elétrico uma ótima opção para os consumidores e proporcionar saúde para o planeta. Tomara que a moda pegue a tempo de evoluirmos evitando que a nossa indústria automobilística, no futuro próximo, possa voltar a ser comparada a fabricantes de carroças.

Pense nisso e ótimo dia,


Fonte: marketwire

Nenhum comentário:

Postar um comentário