Páginas

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Espécie de baleia volta a aparecer na Oceania

Ação do homem não foi suficiente para extingui-la.

A natureza sempre encontra uma forma de se preservar, independentemente da ação do homem. Um bom exemplo disso é a baleia-franca-austral, que foi caçada até próximo à extinção, mas está de volta à região costeira da Nova Zelândia. Segundo estudiosos das universidades de Oregon e Auckland, alguns exemplares da espécie viajaram da Antártida até ilhas da Oceania, o local predileto desse mamífero para se reproduzir.


De acordo com registros existentes, no século 19 havia ao menos 30 mil baleias, que sempre procuravam as águas menos geladas das baías da Nova Zelândia e da Austrália. Desde que foi considerada em extinção entre os anos 1830 e 1840, era raro encontrar esse mamífero.
“A baleia-franca-austral é extremamente graciosa e espetacular de se ver. Costumava haver milhares delas na Nova Zelândia e agora as baleias estão redescobrindo seu lar ancestral. Vai ser interessante ver como isso vai se desenvolver”, comentou Scott Baker, um dos responsáveis pelo estudo. Atualmente, a estimativa é que existam 7.500 baleias-francas-austrais no planeta.

Via: greenvana

Nenhum comentário:

Postar um comentário