Páginas

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Alimentação Saudável durante a Gravidez


Posso fazer dietas de perca de peso durante a gravidez?

Não. Não faça dietas ou tente perder peso durante a gravidez - tanto a mulher grávida como o bebé precisam de todos os nutrientes para se manterem saudáveis. Lembre-se que vai perder peso logo durante a primeira semana após o nascimento do seu bebé.

Posso seguir uma dieta pobre em hidratos de carbono durante a gravidez?

As dietas pobres em hidratos de carbono, como a dieta Atkins ou Dieta de South Beach, são muito populares. Fizeram-se já vários estudos no sentido de analisar os efeitos destas dietas durante a gravidez, contudo, se existem, ainda não são conhecidos. Aconselhamos vivamente a que mantenha uma dieta bem balanceada com todos os grupos alimentares, incluindo hidratos de carbono.

Posso manter a minha dieta vegetariana durante a gravidez?

O facto de estar grávida não é impedimento para que altere os seus hábitos vegetarianos. O seu bebé consegue obter todos os nutrientes que precisa para o desenvolvimento saudável a partir de uma alimentação vegetariana, desde que se assegure que inclui uma variedade de alimentos que fornecem proteínas e calorias suficientes para si e para o seu bebé.
Dependendo do tipo de plano alimentar que segue, pode ser necessário ajustar os seus hábitos alimentares de modo a assegurar que você e o seu bebé recebem a nutrição adequada (deve consumir cerca de 300 calorias a mais do que antes de ficar grávida).

Porque preciso de mais cálcio quando estou grávida?

O cácio é um nutriente essencial para dentes e ossos saudáveis. O cálcio ajuda o sangue a coagular normalmente, músculos e nervos a funcionarem e o coração a bater regularmente. A grande maioria do cálcio encontra-se nos ossos.

O seu bebé em crescimento precisa de uma quantidade substancial de cácio para desenvolver-se. Se não consumir a quantidade necessária de cácio, o seu corpo pode ir buscar o cálcio aos seus ossos, diminuindo a massa óssea e aumentar o risco de contrair osteoporose.

A gravidez é uma altura critica para a mulher consumir cálcio. Mesmo que não existam problemas de desenvolvimento durante a gravidez, um fornecimento inadequado de cálcio nesta altura pode diminuir a robustez dos seus ossos e aumentar a probabilidade de problemas ósseos no futuro.
As seguintes orientações ajudam a assegurar que consome cálcio suficiente durante a gravidez:

● A dose diária recomendada de cálcio para mulheres grávidas em fase de amamentação com mais de 18 anos é de 1000 mg. Para mulheres até aos 18 anos a dose recomendada é de 1300 mg de cálcio por dia.

● Comer e beber pelo menos 4 porções de produtos lácteos por dia ajuda a garantir que mantém a quantidade certa de cálcio na sua dieta.

● As melhores fontes de cálcio são lacticínios, como leite, queijo, iogurte e pudim. O cálcio existe também em legumes verdes (bróculos e espinafres), mariscos, ervilhas e feijão.

● A vitamina D ajuda o corpo a processar o cálcio. Quantidades regulares e adequadas de viatmina D podem ser obtidas através da exposição ao sol e leite fortificado, ovos e peixe.

Fonte: alimentacaosaudavel

Nenhum comentário:

Postar um comentário