Páginas

sexta-feira, 11 de março de 2011

Tsunamis se formam no Oceano Pacífico e ameaçam vários países


Estão se aproximando neste exato momento

As 10:00 da manhã elas atingiram o Havaí
As grandes ondas decorrentes do terremoto que atingiu o Chile na madrugada deste sábado chegaram ao Havaí, de acordo com o Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico. A região estava sob aviso e as autoridades tinham feito soar as sirenes por volta das 6h local (13h no Brasil), quando começou a evacuação dos habitantes de áreas litorâneas. O Aeroporto Internacional de Hilo, situado perto do litoral, foi fechado e as autoridades exigiram a retirada de embarcações da costa.
 
Após o terremoto no Chile durante a madrugada, autoridades de defesa lançaram sinais de alerta a vários países. O arquipélago das Ilhas Marquesas, no nordeste da Polinésia, foi atingido entre 7h e 8h deste domingo (14h e 15h de Brasília de sábado) por uma série de ondas de quase dois metros. O mar recuou cerca de 15 metros entre uma onda e outra.
 
Japão, Austrália e Filipinas, assim como alguns da América do Sul, também ficaram em estado de alerta. "Podemos estar olhando para um evento de um dia inteiro", alertou Eric Lau, do Serviço Americano de Meteorologia. "Vai parar quando alcançar terra firme do outro lado do Pacífico, na Ásia. A onda se propagará por todo o corpo de água do Pacífico".
Em Tóquio, Yasuo Sekita, diretor do serviço meteorológico, pediu à população "que se mantenha alerta". Se o tsunami chegar mesmo à costa japonesa, o fenômeno poderia ocorrer por volta de meio dia de domingo (03H00 GMT).
Nas Filipinas, as autoridades pediram à população da região leste que se prepare para uma possível evacuação, enquanto a Austrália já avisa sobre a possibilidade de que "ondas perigosas, fortes correntes oceânicas e inundações" ocorram na costa leste do país.

Ao contrário de tsunamis ocorridos nos últimos anos, nos quais os residentes quase não tomaram conhecimento dos perigos iminentes, desta vez as autoridades ao longo de todo o Pacifico passaram o dia de sábado preparando e decidindo como seriam feitos os alertas e a retirada das pessoas dos locais de risco. "Temos agora várias coisas a nosso favor", afirmou o diretor do Centro de Observação de Tsunamis no Pacifico Charles McCreery. Ele emitiu advertências para quase todos os países da costa do Pacifico e para a maior parte das ilhas da região.

O presidente dos EUA, Barack Obama, disse que o governo está se preparando para o tsunami, mas pede que as pessoas no Hawaii, Samoa Americana e da ilha de Guam sigam as instruções das autoridades locais.

Havaí

Sirenes foram disparadas no Hawaii para alertar os residentes para as ondas potenciais e a governadora Linda Lingle declarou estado de emergência. Nove pequenos aviões equipados com alto-falantes sobrevoaram o litoral advertindo as pessoas que andavam nas praias. Barcos e pessoas localizados próximos à costa foram retirados do local. O Aeroporto Internacional de Hilo, localizado ao longo da costa, foi fechado. Em Honolulu, os residentes correram aos supermercados para estocar água e alimentos. Carros fizeram filas nos postos de gasolina. "Esses são eventos perigosos, muito perigosos", afirmou o porta-voz do Departamento de Administração e Emergências John Cummings.

Em Hilo (Havaí), as autoridades estenderam um cordão de isolamento nos três últimos quarteirões antes da praia, mas as pessoas ainda transitavam pelas ruas em busca de locais onde pudessem se abastecer com água e alimentos, enquanto as sirenes tocavam sem parar por toda da cidade. No final da noite de sábado as ondas do tsunami que atingiram a região não foram consideradas de grande perigo.

Tonga

Em Tonga, Estado da Polinésia, onde nove pessoas morreram no tsunami ocorrido em 29 de setembro do ano passado, a polícia e a defesa civil começaram a retirada de centenas de pessoas das áreas costeiras e advertiram os residentes de que ondas de grande porte podem atingir as praias.

Ilha chilena de Robinson Crusoe

Na ilha de Robinson Crusoe, a 700 quilômetros da costa do Chile, uma enorme onda cobriu metade da vila de San Juan Batista e três pessoas sumiram, informou o superintendente do principal porto do Chile em Valparaíso, Ivan de la Maza. Um helicóptero e uma fragata da marinha foram enviados à ilha para ajudar nas buscas.

Samoa Americana

Na Samoa Americana, o governador Aitofele Sunia, pediu aos residentes das vilas localizadas na costa que procurem locais mais altos. A polícia em Samoa emitiu um alerta nacional que dá início evacuação da população que vive na costa.

Polinésia

Na Polinésia francesa, as ondas do tsunami atingiram mais de dois metros de altura e causaram danos na costa. Entretanto, os autoridades que lidam com desastres em Fiji disseram que ainda esperam que ondas de grande porte atinjam nas próximas horas ilhas do sul e do leste do arquipélago e ilhas próximas à Tonga.

Ásia, Austrália e Nova Zelândia

As autoridades também estão advertindo que nas próximas horas ondas de grande porte devem atingir a Ásia, Austrália e Nova Zelândia. Uma onda de tsunami pode viajar a 965 quilômetros por hora, informou Jenifer Rhoades, administradora do programa de tsunami do Serviço Nacional de Tempo em Washington, DC.

Na Nova Zelândia, autoridades advertiram que ondas de tsunami "não destrutivas" de menos de 90 centímetros podem atingir toda a costa leste do país e o território das ilhas Chatham, cerca de 500 quilômetros do leste da Nova Zelândia.

Japão

A televisão japonesa NHK afirmou que especialistas afirmaram que o tsunami pode atingir o Japão na noite de domingo. O Centro Australiano de Advertência a Tsunami alertou no sábado à noite para a "ameaça potencial de tsunami" que pode atingir os estados de South Wales, Queensland, Lord Howe e Norfolk Island. Mas até o domingo pela manhã, hora local, nenhuma onda havia sido localizada pelo do país.

O semiologista Fumihiko Imamura, da Universidade de Tohoku, disse à NHK que os residentes localizados próximos às margens do oceano não deveriam subestimar o poder de um tsunami, porque eles podem ser gerados por tremores no outro lado do oceano. "Existe a possibilidade de o Japão ser atingido sem o tsunami perder sua força", afirmou Tohoku.

Alguns dos países localizados no Pacífico incluídos nos alertas sofreram enormes danos no tsunami ocorrido no outono passado, quando um terremoto da magnitude de 8,3 matou 34 pessoas em Samoa americana e 183 em Samoa. O centro de tsunami informou que as ondas atingiram os residentes destas ilhas tão rapidamente que eles tiveram apenas cerca de 10 minutos para responder ao alerta dado pelas autoridades locais.

Fonte: diariodopara


Nenhum comentário:

Postar um comentário