Páginas

domingo, 20 de março de 2011

Japão: Água e alimentos já têm radiação

Vestígios de iodo radioactivo foram encontrados na água da torneira em Tóquio e noutras regiões do Japão, numa altura em que foi ordenada a proibição da venda de alimentos procedentes de Fukushima. O reactor 3 continua a representar uma ameaça.

Radiação alastra e atinge já vastas áreas em seis regiões

De acordo com a France Press, níveis anormais de radioactividade (subiu para o nível 5, numa escala de 7) foram ontem detectados na água canalizada em Tóquio e noutras regiões (ver gráfico), mas também no leite e em produtos agrícolas em Fukushima e Ibaraki, próximo da central nuclear danificada na sequência do sismo seguido de tsunami do passado dia 11. A Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) deu mesmo instruções ao Japão para que suspenda a venda de alimentos procedentes da região de Fukushima.
Numa altura em que continuava a tentativa de arrefecimento dos reactores na central de Fukushima, com a aparente estabilização do 1 e do 2, o reactor 3 (que utiliza plutónio) continua a ser o que maior risco representa. Por outro lado, os tectos dos edifícios dos reactores 5 e 6 foram furados para evitar explosões de hidrogénio. Em aberto está ainda a possibilidade de se selar a central com cimento, embora a refrigeração seja a prioridade.
Enquanto prosseguiam os esforços para tentar conter a ameaça radioactiva, um homem foi encontrado vivo sob os escombros, oito dias após a dupla catástrofe natural no Japão. Militares descobriram o sobrevivente numa casa parcialmente destruída em Kesennuma (Miyagi), uma das cidades mais afectadas pela catástrofe. O homem estava em estado de choque e não conseguia falar.
Via: cmjornal


Nenhum comentário:

Postar um comentário