Páginas

domingo, 8 de janeiro de 2012

Morreu Darth Vader - Bob Anderson (1922 – 2012)

 Bob Anderson (1922 – 2012)














Morreu Darth Vader. Ou melhor, o esgrimista e dublê de luta com espadas Bob Anderson. Ele interpretou Darth Vader durante as inesquecíveis cenas de batalha com o sabre de luz protagonizadas pelo vilão nos filmes “O Império Contra-Ataca (1980) e “O Retorno de Jedi” (1983), da trilogia original de “Star Wars”. Anderson também coreografou cenas da trilogia de “O Senhor dos Anéis”, as lutas de Antonio Banderas como Zorro e foi dublê de um dos mais famosos intérpretes da era da “capa e espada” de Hollywood, Errol Flynn.
Robert James Gilbert Anderson nasceu em Hampshire, no sul da Inglaterra, em 1922, e desde pequeno se interessou por lutas de espada. Durante a 2ª Guerra Mundial, ele serviu na Marinha Real Britânica e ensinava esgrima aos colegas. Após o fim do conflito, Anderson se destacou cada vez mais no esporte, a ponto de representar a Grã-Betanha nos campeonatos mundiais de 1950 e 1953, além de participar das Olimpíadas de Helsinque (Finlândia), em 1952.














Errol Flynn, em Minha Espada, Minha Lei
Foi também em 1952 que Anderson deu início à sua carreira no cinema, quando recebeu o convite para realizar a preparação e o treinamento das lutas de Errol Flynn no filme “Minha Espada, Minha Lei” (The Master of Ballantrae, 1953). A qualidade das coreografias abriu os olhos da indústria cinematográfica e os talentos de Anderson passaram a ser constantemente requisitados, como em “Moscou Contra 007” (From Russia with Love, 1963), segundo filme de Sean Connery como James Bond.
Sua maior contribuição para o cinema, no entanto, foi a realização das cenas de lutas com os sabres de luz nas partes V e VI da saga “Star Wars”. Mais do que criar e ajudar a coreografar os combates com as espadas luminosas, Anderson vestiu o próprio manto negro e o capacete de Darth Vader, fato que ficou desconhecido do grande público por anos – sabia-se que a voz do vilão era dublada por James Earl Jones, enquanto David Prowse vestia o uniforme durante as gravações. Os dois metros de altura de Prowse, no entanto, não o ajudavam a ter muito jeito com os sabres durante as lutas.














Mark Hamill e Bob Anderson nas filmagens de O Império Contra-Ataca
A solução encontrada por George Lucas foi colocar o próprio coreógrafo para gravar as principais batalhas. As cenas, como todos sabem, tornaram-se parte fundamental da cultura pop e influenciaram milhões de crianças no mundo todo (quem nunca simulou uma batalha épica com seu sabre de luz imaginário?). O detalhe é que Anderson era alguns centímetros mais baixo do que Prowse, o que o levou a usar um calçado especial que elevava sua estatura. Além disso, ele já entrava na casa dos 60 anos quando gravou as cenas, causando muita admiração no herói da saga, Mark Hamill.
Foi Hamill, inclusive, quem revelou publicamente que era Anderson, e não Prowse, quem estava sob a fantasia de Darth Vader durante as famosas cenas de luta. “Era para ser um segredo, mas eu disse para George (Lucas) que eu não achava mais justo”, disse o ator em 1983, durante entrevista para a revista Starlog. “É ridículo preservar o mito de que tudo foi feito por um homem. Bob trabalhou tão duro que ele merece algum reconhecimento.”















Antonio Banderas no papel de Zorro
Felizmente, Anderson teve seu trabalho reconhecido e ele continuou recebendo convites para coreografar cenas de luta envolvendo espadas, como no longa “A Princesa Prometida” (The Princess Bride, de 1987) e a série televisiva “Highlander (1992 – 1998). O coreógrafo voltou às grandes produções, participando de mais um filme de 007, “Um Novo Dia Para Morrer” (Die Another Day, 2002) – que traz Madonna como professora de esgrima de James Bond –, e nos dois recentes filmes do Zorro, com Antonio Banderas (“A Máscara do Zorro”, de 1998, e “A Lenda do Zorro”, 2005).
Anderson também colaborou para a elaboração de diferentes estilos de lutas com espadas para as diversas culturas criadas por J.R.R. Tolkien, durante a adaptação cinematográfica de “O Senhor dos Anéis”. Ele também esteve envolvido no retorno de Peter Jackson à Terra Média em “O Hobbit”, que será dividido em duas partes – o primeiro filme chega aos cinemas somente em dezembro de 2012.

















Sean Bean e Bob Anderson no set de O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel
É possível conhecer mais sobre o esgrimista no documentário “Reclaiming the Blade” (2009), que traz depoimentos de atores que trabalharam com Anderson, como Viggo Mortensen e Karl Urban, ambos de “O Senhor dos Anéis”. O próprio Anderson aparece no filme, no qual diz uma frase que resume sua vida: “Eu nunca levantei a espada. Acho que foi ela quem me levantou.”
Ele tinha 89 anos e morreu no domingo (1/1) num hospital de Londres, de causas não divulgadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário