Páginas

domingo, 24 de julho de 2011

Dubladores: Entrevista com Ionei Silva - O Dublador Oficial do Mestre dos Magos, entre outros


Ionei Silva é um dublador brasileiro nascido em Uberlândia, Minas Gerais.
Em Uberlândia, foi radialista e diretor da Rádio Educadora. Depois foi para a rádio Bela Vista e quando a mesma faliu, Ionei foi para São Paulo. Lá, ele passou por dificuldades e foi onde conseguiu emprego numa rádio. Pouco tempo depois, um amigo seu o convidou para fazer dublagens em um estúdio onde trabalhava. Até aquele momento, Ionei nunca havia feito dublagens. Lá ele fez testes e foi aprovado, iniciando sua carreira de dublador em 1965, ficando em São Paulo durante 10 anos. Depois recebeu um convite do Rio de Janeiro para dirigir na Cinecastro, lugar este onde ele ficou por pouco menos de dois anos, pois ela acabou falindo também. Logo após, foi trabalhar em estúdios como a Herbert Richers, Pery Filmes, Delart, e outros.
Ionei foi bastante ativo nos anos 80. Com sua voz anasalada e inconfundível, ele dublou diversos personagens de desenhos, filmes, seriados e novelas. Atualmente se encontra afastado do ramo porque já se aposentou.




Curiosidades
O único problema que Ionei Silva tinha para dublar personagens japoneses era com a métrica. No japonês, eles falavam pouco e na tradução ficava uma coisa muito grande, e por isto, ele sempre tinha que ficar adaptando, improvisando ou até mesmo inventando algo. Era para ele um desafio muito bom e divertido.
Foi o primeiro diretor de dublagem de carteira assinada do País.


Confira a entrevista


Mais uma Entrevista interessante onde Ionei Silva cita na voz do Mestre dos Magos frases de pensadores como a do Chinês Confúcio, comenta sobre o último episódio do desenho Caverna do Dragão e ainda faz a voz do Tutubarão. Um dos momentos irônicos da reportagem é quando ele explica o porquê de ele achar o Mestre dos Magos um grande SACANA! 




Alguns personagens dublados

Um comentário:

  1. Que pena ter morrido. E tão pertinho aqui em Minas Perdi a oportunidade de conhece-lo.
    Conheço essa voz desde a minha infância.
    Guilherme Lobão:
    Locutor Belo Horizonte.

    ResponderExcluir